quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Leitura (Leitura Dinâmica e minha experiência)

Olá Flofos (legal, nem sei se tem alguém lendo essa jossa e já apelidei os leitores), hoje eu estava lendo sobre Leitura, parem rapidamente e contemplem esta metalinguística... agora prossigam.
É claro que eu não pude deixar de topar com diversas matérias a respeito da Leitura Dinâmica, as opiniões a respeito dessa técnica são diversas, mas alguns conceitos são irrefutáveis, se você ainda não conhece, vou apresentar.
Começamos falando sobre os obstáculos da leitura, eu pesquisei diferentes cursos de leitura dinâmica e fiz um resumo de problemas que eu realmente pude identificar:

  1. O mais polêmico, absorção: Será que você absorve tudo aquilo que você leu? Quanto daquela informação você realmente vai se lembrar daqui um mês? Nós sabemos que esses problemas com absorção te trará problemas em suas provas (principalmente vestibulares e exames de seleção, em que você não gasta menos de um semestre para estudar todo um conteúdo imenso) e também provoca o famoso "não tinha reparado nisso" ou o "não me lembro dessa parte" que te fazem reler o livro todinho e ver quanta coisa deixou passar.
  2. O retorno: Quantas vezes você já não voltou em uma mesma frase no livro, por um movimento ocular errado ou por não ter interpretado aquele trecho? Sim, é um problema muito comum.
  3. A vocalização ou subvocalização: Você tem aquela mania acompanhar a leitura com movimentos labiais? Ou até mesmo aquela mania de ler tudo com uma voz mental? Se sim, saiba que este é outro fator que desacelera muito sua leitura e pode até atrapalhar a compreensão do texto, já que você se concentra muito em vocalizar e menos em interpretar.
  4. A falta de hábito: Ouço muitas pessoas falando "nhá, que a educação em outros países é muito melhor", mas lembremos que o remédio para a ignorância é a leitura, e o brasileiro não tem como costume chegar em casa depois de um dia de trabalho e ler um bom livro, na verdade, a média anual de leitura do povo brasileiro é menos de 4 livros por ano, enquanto em muitos países na Europa chega a mais de 30. E cá entre nós, qual é a sua média? 
  5. Esse é mais conhecido pelos estudantes, mas se aplica aos simples leitores e forma um ciclo com o hábito, a famosa procrastinação: Postarei depois sobre isso, se trata de você substituir o hábito de leitura por algo que te agrade mais, fazendo a leitura parecer ainda mais desagradável. Já é de conhecimento popular, quanto mais você lê mais você quer ler, e assim temos o ciclo em que o hábito combate a procrastinação, permitindo que a leitura se torne ainda mais habitual. Encontramos muitos manuaizinhos na internet sobre como vencer a procrastinação, não descarte nenhum deles de primeira, pois todos são bem úteis, mesmo que falem coisas que você já sabe, meu preferido é  esse ilustradinho aqui. 
Bem, esses são os problemas mais básicos que a leitura dinâmica busca derrubar.
A leitura dinâmica, geralmente comprada em pacotes de videoaulas que te trazem exercícios de alguns minutos por dia que vão treinar sua leitura para você ler mais rápido enquanto absorve mais o texto. Entãos, eu não testei esse, porque não encontrei nenhum material gratuito e acho muito arriscado investir nesses workshops, você também não? Então continue lendo.
Aqui vai umas dicas da tia Atacada que vão comprovadamente ajudar a melhorar sua leitura:

  • Vou começar falando do prazer, para a leitura se tornar um hábito, primeiro tem que se tornar uma atividade relaxante (porque atividades estressantes eu sei que você já tem de sobra), então comece por livros de vocabulário mais simples e de um gênero que você goste. Eu sei que spoilers são horríveis, mas se você está mesmo na dúvida e a sinopse não foi o suficiente, procure alguns resumos, mas não substitua o livro por eles, é claro. "E se eu sou meio que obrigado a ler?" Aí você vai ter que enganar seu cérebro para parecer que gosta, invente perguntas e curiosidades que só poderão ser resolvidas através daquela leitura, e se só isso não bastar, crie para si mesmo um sistema de recompensas ("mais 50 páginas e eu como um bombom")
  • Repare que eu falei ali atrás de vocabulário, e todos nós temos alguns impasses com isso, o que não é errado, você não é obrigado a conhecer todas as palavras de uma língua, então se  você não conhece uma palavra, tente relacioná-la pelo contexto, se a curiosidade ainda batucar (o que é bom), anote-a e busque no dicionário ou até mesmo em enciclopédias depois que finalizar sua leitura. Se você for parar para cada palavra que não conhece, pode ter problemas ao pegar uma literatura clássica. Mas cuidado: isso pode não ser uma boa ideia no caso de uma leitura didática.
  • E por fim, as anotações, sejam num bloquinho, caderninho, bilhetinho, no próprio livro, anote sempre. Se você estiver estudando, é o bom e velho método de ler tudo, e depois resumir com o livro fechado. Se for literatura, anote os acontecimentos do livro de forma resumida, suas opiniões sobre cada parte, não tenha medo de riscar um pouquinho o livro, lembre-se que o papel um dia já foi branco, quem manchou foi o autor, você só está completando o trabalho dele.
  • Ah! Só mais essa que já é bem conhecida, mas que vale lembrar: livre-se de distrações. Não converse enquanto lê, não assista vídeos enquanto lê (essa eu ainda estou aprendendo), sequer leia enquanto lê, dedique-se exclusivamente à sua leitura, no máximo ouça uma música se isso ajudar.
Por enquanto é isso, e nessa parte do post eu vou falar um pouco da minha experiência e de ideias que eu achei interessantes. Eu não sabia direito o que fazer no início com essa coisa de anotações, então eu comecei escrevendo coisas da minha imaginação pra história, porque parecia que a completava, por exemplo, descrições mais aprofundadas de personagens, gestuais numa cena não descritos pelo autor, eu "meio que completo" o que o autor escreve, e acredite, é bem divertido. Outra coisa que eu estou tentando fazer é um diário de leitura, onde escrevo de forma resumida tudo que eu li no dia de cada história (achei a ideia interessante, não somente para livros, resolvi tentar com séries também).

Bem Flofos (é, adorei esse nome), foi isso que eu rendi de conteúdo por hoje e logo estarei escrevendo mais sobre alguma coisa.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Vou começar falando sobre esse meu novo objetivo de me tornar uma nova pessoa, uma pessoa mais inteligente, mais bonita, mais apaixonada, então vou me dividir em pequenos objetivos que aos poucos me levarão a perfeição. Não achei nenhum grupo Ana&Mia ativo, então estou somente por minha conta no que se trata de motivação, comecei hoje a academia e já encomendei um corset para iniciar o Tight Lacing, e vou dar um jeito de frequentar mais os salões de beleza. Conversei com uma amiga, e em troca de um photoshoot ela me ajudará com a busca pela atenção do sexo masculino. Estou acelerando uns desenhos que já estavam na fila ha mais de um ano, e estou escrevendo o bendito livro sobre uma nova perspectiva do amor próprio. Organizei meus estudos pra esse ano e se tudo der certo ano que vem eu passo pra Med ou Engenharia Aeronáutica com êxito. Estou com planos de aprender 5 línguas em 2 anos através do método de imersão. Estão marcadas também minhas aulas de violino, e como eu já estou feliz com esses pequenos progressos deixo uma musiquinha from my heart.

Começo aqui registros "particulares" de gostos, experiencias e aprendizados. ^^